Foto: Leandro Karam |
Após dezenas de eventos realizados em três anos do projeto “Roteiros Agroecológicos de Cicloturismo da Serra dos Tapes-RS”, vem à tona a possibilidade de tornar permanente a possibilidade das experiências vividas a partir do projeto. Ciente da existência de circuitos de Cicloturismo no Brasil, surgiu a ideia de estruturar um roteiro local cujas pessoas interessadas neste tipo de experiência não ficassem dependentes apenas de eventos em datas específicas.
Em outubro de 2015 foi realizado o 1º Seminário de Cicloturismo Rural Agroecológico da Serra dos Tapes-RS, com o objetivo de: apresentar ao público a proposta de se estruturar o “Circuito Serra dos Tapes de Cicloturismo Rural Agroecológico”, projeto que na época havia sido apresentado aos municípios de Pelotas, Morro Redondo e Canguçu, e estava sob análise para implementação.
Porém, o método de implantação, as atribuições das entidades envolvidas e as questões jurídicas envolvidas entre poder público e iniciativa privada ainda não eram claras o suficiente para que a proposta saísse do papel.
Foto: Leandro Karam |
Apesar disso, as ações dos Roteiros Agroecológicos já ecoavam Brasil afora, e foi a partir do convite recebido para palestrar no workshop de aniversário de 1 ano do Circuito Lagamar de Cicloturismo, implantado pela WM Multiambiental na região do Vale do Ribeira-SP, é que tive a oportunidade de compartilhar as experiências dos roteiros agroecológicos e visualizar de perto o método e estruturação daquele circuito. Tal feito trouxe novos horizontes para a reformulação da proposta dos roteiros agroecológicos enquanto circuito cicloturístico e renovou nossos ânimos para readequar nossa proposta à uma realidade mais tangível.
Foto: Leandro Karam |
Foto: Leandro Karam |
Hoje, em abril de 2018, olhamos para trás e inevitavelmente nos enchemos de orgulho por toda essa trajetória. É difícil até de acreditar que estamos a menos de 2 meses da inauguração da 1ª Via Ecológica de Cicloturismo da América Latina; que será inaugurado o 1º sistema de orientação e suporte ao (ciclo)viajante interessado em percorrer uma rede de estradas e trilhas que conectam propriedades rurais de experiência ecológica na região da Serra dos Tapes-RS; e que tal feito traz e trará novas e animadoras perspectivas de geração de riquezas, emprego e renda, de uma forma cujo valor é justamente a simplicidade do Ser, a harmonia e valorização do bem-viver entre homem e natureza. Chegamos ao ponto!
Foto: Leandro Karam |
Seguimos em frente, com olhos no horizonte afora e pés firmes no chão, consolidando diariamente cada um de nossos sonhos e provando que a Utopia, por mais distante que seja, é sempre um caminho possível quando nos movemos em direção à ela.
Vem junto ou vai ficar só assistindo a bicicleta passar?
Por Leandro Karam
0 comentários:
Postar um comentário