Esse roteiro faz parte da Estrada do Contestado, estrada essa de muita história de combates que deram a Lapa a denominação de Terra de Heróis.
O percurso é na sua maior parte plano, com algumas curtas subidas e descidas no decorrer da estrada que podem ser facilmente superadas por quem pedala com um pouco de frequência.
Saímos da prefeitura de Balsa Nova, passando pelo Solar do Barão, seguindo em direção à Lapa sempre por estradas de terra. Na Lapa, fomos no centro histórico onde podemos acompanhar a procissão de Corpus Christis, uma tradição na cidade com exposição de artes nas ruas feitas por seus próprios moradores.
Por lá conhecemos um pouco da história da Lapa que se deu através da exploração da erva-mate e da atividade tropeira que sempre fizeram parte das atividades econômicas do município. Atualmente, apesar de ser um Município mais diversificado em sua base econômica, traz consigo, devido ao seu passado histórico, o turismo, que mostra a beleza existente em seu Patrimônio Histórico e Cultural.
Sua 1ª denominação foi de freguesia de Santo Antônio da Lapa, sob a jurisdição da Vila de Curitiba em 1797. Em 1806 devido ao rápido crescimento do povoado tornou-se a Vila Nova do Príncipe. Após algumas mudanças de jurisdição, finalmente, em 07 de março de 1872 a Vila Nova do Príncipe, desmembrada da Vila Rio Negro, foi elevado a categoria de cidade com a denominação de Lapa.
Retornamos para Balsa Nova na direção da Cachoeira Represa WEP, lugar de uma linda cachoeira e uma pequena represa escondidas em meio à araucárias e muitos pinheiros. Por fim voltamos pela estrada do Contestado onde completamos o percurso de 85 quilômetros nesta região privilegiada pela natureza.
Lógico que um pedal para ser completo a gente precisa além de adrenalina, um boa dose de emoção, e isso também não faltou. Além de encontrarmos muitos bichos no caminho, vejam quem apareceu nas trilhas do lobo ai ...
Foto Suely Deguti
Confira mais fotos no álbum abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário