Joinville tem um museu da bicicleta

O Museu da Bicicleta de Joinville, é o único do gênero em toda América do Sul e seu acervo composto por mais de 16 mil peças variadas, está localizado no Complexo Ferroviário de Joinville, bairro Atiradores, junto à Praça Monte Castelo, zona Sul da Cidade.



O MUBI é o resultado de uma exitosa parceria entre o Poder Público Municipal e a iniciativa privada, sob a gestão da Fundação Cultural de Joinville, gerenciadora da política cultural e museológica da cidade.

Joinville, conhecida como “A Cidade das Bicicletas”, por ocasião das comemorações de seus 150 anos, teve, por iniciativa do Instituto Joinville e do Prefeito, hoje Governador, Luiz Henrique da Silveira, a inauguração dos Museus da Bicicleta e da Industria, consagrando, desta forma, sua vocação como a “Cidade das Bicicletas”.

Desde sua inauguração, já passaram pelo museu mais de 60 mil pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira.

O atendimento é feito através de ações de monitoria especializada (mediante solicitação), trabalho com escolas, agências, operadoras e grupos de turistas.

De sua variada coleção destacam-se: a vitrine de faróis composta por peças a partir do século XIX, a oficina de restauração onde acontecem as intervenções, além de diversas bicicletas tais como: Peugeot 1952 com aros de madeira, Durkopp 1934 equipada com eixo cardan (sem corrente), um Rickshaw indiano todo pintado à mão e uma Rivera 1956, projeto nacional, com suspensão sobre molas nas rodas dianteira e traseira, uma inovação tecnológica espetacular para o período.

No espaço de visitação, encontram-se inúmeras peças e objetos curiosos relativos à bicicleta, composições de arte, protótipos, etc. Todo material em exposição está devidamente identificado quanto a sua origem, estado de conservação e procedência. O MUBI é uma entidade cultural, sem finalidades lucrativas, em processo de regulamentação, e toda sua prestação de serviços é feita de forma gratuita.



Museu da Bicicleta, reaberto ao público dentro de um novo espaço cultural da cidade; a Estação da Memória

O Museu da Bicicleta e a Estação da Memória, administrativamente, fazem parte de uma unidade da Fundação Cultural de Joinville, denominada “Estação da Memória”, composta pela antiga Estação de Passageiros e a Estação de Cargas. Na estação, esta localizada a parte administrativa do complexo, o Serviço Educativo, o Memorial, o Auditório, três salas de exposições; sendo duas delas permanentes (arqueologia e mobiliário). 

Na plataforma através de painéis, é resgatada a história do edifício ferroviário e sua construção. A antiga “Sala de Senhoras”, é reservada para exposições temporárias e/ou convidadas. A Estação de Cargas na ala Oeste abriga o Museu da Bicicleta, cujo acervo ocupa o antigo depósito ou armazém, o saguão de entrada; além de uma pequena sala lateral. 

Após o seu fechamento em 2010, o Museu da Bicicleta (MuBi) foi reinaugurado em 9 de março de 2013. Os espaços funcionam de terça a domingo, das 10:00 às 16:00, inclusive feriados. Para agendamento ou marcação de visitas aos grupos de turistas, escolas, ou atendimentos especiais; (47) 3455-0372, ou 3422-5222. 
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário