Cicloturismo em Ponta Grossa

Neste final de semana os amigos do Lobi, estiveram mapeando, pedalando e andando nos campos gerais em Ponta Grossa/PR, lugar de natureza exuberante com cachoeiras, rios, represas, montanhas, estradas acessíveis, ideal para a prática do cicloturismo e do "moutain bike." Por lá visitamos lugares como:



Recanto Botuquara
Uma opção de lazer e diversão. O parque dispõe de piscinas, toboáguas, lago para pesca e bosques, áreas para camping, churrasqueiras, cachoeiras e lanchonete. Situado apenas a 20Km de Ponta Grossa.



Cachoeira das Onças
Local de fácil acesso, 16 quilômetros distante de Ponta Grossa em direção ao distrito de Itaiacoca. Possui um atrativo turístico bastante acentuado, devido a presença de lindas cachoeiras e corredeiras. Perfeito para um passeio de mountain bike e aquele banho para lavar a alma.


Foto: Suely Deguti

Represa de Alagados
Em 1940, com o represamento do Rio Pitangui, teve-se origem um grande lago artificial, popularmente conhecido como Alagados. A represa é responsável pelo abastecimento de água na cidade. Localizado a 20 km do centro da cidade, além de sua importância hídrica para a cidade, este local é uma alternativa de lazer, que oportuniza contato com a natureza, ao ser uma área de preservação ambiental. No Alagados é possível a prática de atividades como a pescaria, a natação, o remo e o Wind-surf, downhill, mountain bike entre outros. Encontra-se neste local, o Iate Clube de Ponta Grossa. A estrada de acesso é composta por espaços rurais que possibilita a contemplação de paisagens belíssimas.



Barragem de Pitangui
O Rio Pitangui é um rio que banha os municípios de Castro, Carambeí e Ponta Grossa. Tem sua nascente no sudeste do Município de Castro; junta suas águas com o rio Jutuva nos limites do município de Ponta Grossa, onde é barrado na represa dos Alagados, que fornece água à cidade de Ponta Grossa. No Município de Ponta Grossa, colhe as águas de vários ribeirões, sendo, o seu principal afluente, o rio Verde. Tem sua foz no rio Tibagi, ainda no município de Ponta Grossa. Seu nome provém do tupi antigo 'ybapytangy, que significa "rio das pitangas"

Mapa do Percurso

Cachoeira Primeira Ponte:
Esta cachoeira é outro espetáculo e pode ser acessada somente de bicicleta ou a pé.


Foto: Suely Deguti 

Confira todas as fotos clicando aqui
Compartilhe no Google Plus

2 comentários:

  1. Mais um pedal espetacular Off Road!! Um sol magnífico. Um pedal tranqüilo, seguro e muito divertido com companhias excelentes, Helia S F Puglielli, Fabio Bugov,Ivan Mendes, Silvia Floriano, Emerson Stip Floriano, Pedalamos por lugares lindos e água por todo o lado, rios, riachos, cachoeiras. Diversão certa ao máximo! Obrigada por mais esse dia agradabilíssimo equipe Lobi!! Obrigada pela alegria contagiante de todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Suely, sempre uma ótima companhia nos pedais. Já estamos prontos para o próximo !

    ResponderExcluir